O piso vinílico tornou-se uma opção popular de revestimento, pois, além de sua beleza estética, também oferece praticidade e durabilidade impecáveis.
Resistente à umidade, sua durabilidade pode chegar até 15 anos e, diferentemente do piso de madeira natural, o piso vinílico não precisa de produtos de limpeza específicos para limpeza, tornando-se de fácil manutenção.
O vinílico oferece opções para todos os gostos, passando pelos mais clássicos até os mais modernos, coloridos e geométricos.
Sua instalação é relativamente rápida e limpa, pois existem muitos modelos que podem ser montados em poucas horas sem gerar sujeira ou desperdício de material.
Esse tipo de piso também oferece conforto acústico e térmico, superando seus substitutos, como porcelanatos e laminados.
Com sua capacidade autoextinguível e baixa combustibilidade, o vinílico é também um tipo de material que garante proteção em caso de incêndios.
Pode ser considerado ainda uma alternativa mais econômica em comparação a alguns outros tipos de pisos, pois é possível, dentre outras coisas, ser instalado sobre outros pisos, caso a superfície esteja lisa e sem irregularidades.
O valor da aplicação pode variar conforme a qualidade e o tipo escolhido, mas costuma ser competitivo em relação a outros revestimentos.
Quanto à mão de obra, os custos dependerão da complexidade da instalação e das condições do local, no entanto, existem tipos que é possível instalar por conta própria, sem muitas dificuldades.
Todavia, como todo tipo de material, possui algumas desvantagens, como a sensibilidade a objetos cortantes, podendo ser danificado mais facilmente, e a necessidade de uma superfície nivelada para instalação.
Além disso, o vinílico é feito para ambientes internos, não possuindo resistência à chuva e ao sol.
Assim, é necessário avaliar cada caso concreto e necessidades individuais, antes de decidir-se por sua aplicação ou não.
Comentários