Desabamento de laje: como evitar acidentes durante a concretagem

Desabamento de laje: como evitar acidentes durante a concretagem

As maiores causas de acidentes de trabalho por desabamento de laje na concretagem geralmente estão relacionadas a fatores como falta de planejamento, uso inadequado de equipamentos e falhas no treinamento e supervisão dos serviços.

Para diminuir a probabilidade desse tipo de acidente, é preciso analisar algumas de suas principais causas e estabelecer melhores maneiras de evitá-las.

Uma das causas mais recorrentes para o desabamento de laje durante a concretagem, refere-se à ausência de escoramentos, fôrmas ou estruturas de suporte suficientes para sustentação do seu peso.

Outro aspecto de perigo é o desrespeito às especificações de engenharia, quanto ao carregamento e distribuição de concreto recomendadas, que podem sobrecarregar a laje, causando seu colapso.

A falta de supervisão e inspeção adequadas durante o processo de concretagem também pode resultar em erros críticos. É preciso certificar-se de que haja pessoal qualificado para monitorar e garantir a qualidade do trabalho.

É preciso ainda conferir se todas as máquinas e equipamentos, como as bombas de concreto, estejam em boas condições de funcionamento e sejam operados por pessoal treinado.

Não se pode esquecer que, além de garantir que todos os equipamentos estejam em pleno funcionamento e de que todas as regras da engenharia estejam sendo observadas, o investimento numa mão de obra qualificada e treinada, sem dúvidas, é um dos pontos de maior relevância para a segurança do local de trabalho e execução dos serviços.

Nessa esteira, a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) apropriados, como capacetes, coletes refletores, luvas e botas, são parte do procedimento padrão de segurança.

Para além de todas essas questões, um planejamento adequado é essencial para garantir que todas as etapas da concretagem sejam executadas com segurança. Isso inclui a programação adequada de trabalho, a coordenação entre equipes e a preparação de medidas de emergência.

Por último, é preciso atenção às condições climáticas no momento da concretagem; chuva, vento forte ou outras condições adversas podem afetar a segurança do procedimento.

Ver-se, pois, que a prevenção de acidentes de trabalho por desabamento de laje na concretagem requer um esforço conjunto da equipe de construção, incluindo engenheiros, supervisores e demais colaboradores. A conformidade estrita com os procedimentos de segurança e o investimento em treinamento e conscientização são fundamentais para evitar tais acidentes.

 

Comentários